Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sonhos Urbanos

Powered by Cognitive Science

A Perigosa Normalidade

por Jorge, em 03.08.05
“Ao mesmo tempo que os que já não aguentam a perda dos valores humanos no mundo real são considerados “loucos”, Atesta-se a normalidade àqueles que se separaram das suas raízes humanas. E é a esses que confiamos o poder, permitindo que decidam as nossas vidas e o nosso futuro”

Arno Gruen in “A Loucura da Normalidade”

Muitas vezes assume-se que ser normal é o ideal, a verdade é que depende muito do contexto. Normal significa estar dentro da norma, um comportamento normal é aquele que é aceite como correcto pela maioria das pessoas nesse dado contexto.

Aquilo que era considerado normal na Idade Média não é o que é considerado normal actualmente. Em muitas situações ser anormal pode ser desejável, como numa situação de vivência num grupo social onde a norma é ser cinzento, desrespeitar pessoas e estar conformado com a vida que se tem.

Numa música que já não me lembro qual, Gabriel o Pensador canta “Se isto é normal então quero ser anormal”. Concordo plenamente, uma pessoa saudável para estar bem consigo mesma não pode ser normal em todos os meios.

Nada de ter medo de ser anormal ou normal, nenhuma das duas palavras é sinónimo de patologia. Sejam vocês mesmos. Revoltem-se quando sentirem vontade, não o façam se não sentirem, tentem saber porque o fazem.

Jorge

9 comentários

Comentar post