Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sonhos Urbanos

Powered by Cognitive Science

Justiça do Povo

por Jorge, em 14.12.05
Não confio no que se costuma chamar de "Justiça do Povo". A maioria dos comentário que costumo ouvir no autocarro, sobre punições, fazem-me pensar que muitas pessoas poderiam facilmente ir assistir ao um "acto de fé" no Terreiro do Paço (como quem vai ao cinema).

Talvez a minha visão possa estar enviesada, mas parece-me que a Justiça do Povo gosta mais de ver sangue do que realmente ser justa (ou que eu penso ser justo).

Já ouvi coisas macabras como "Um violador devia ser capado e violado", "merecia era ser torturado" ou "deviam deixá-lo morrer à fome". Considero isto demasiado cruel e espero que valores mais humanistas comecem a espalhar-se. Que sociedade evoluída porderia acreditar que um mundo melhor passa pela punição cruel de quem se coloca à margem das regras que inventámos?

A justiça do povo quer mais acção do que realmente pensar no que se passou, toma decisões sem se preocupar em conhecer os dados todos e não tem capacidade para dialogar. Apenas agir, ou antes reagir à informação que tem ou pensa que tem. Na minha opinião, este é o tipo de justiça que sustenta medidas como a pena de morte.

Confunde-me o facto de algumas pessoas com ideiais muito bonitos e humanistas possam apoiar posturas punitivas como estas.

nota: "Acto de fé" é uma brincadeira que faço a partir de Auto de Fé!

Jorge
(depois de ler o texto do Hugo "Reflexão..." no Jam Session, mais exactamente no dia 13 de dezembro, 2005)

7 comentários

Comentar post