Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sonhos Urbanos

Powered by Cognitive Science

As férias são uma boa altura para meter as ideias em ordem

por Jorge, em 29.07.12

Considere por um momento que tudo o que tem de fazer nesta vida é: viver bem!

Nada de coisas "new age", uma simples constatação intelectual. Cada um de nós vive uma vida (sem tempo bem definido) que seja boa.

 

Suponho que mesmo uma instrução simples destas nos leve a pensar coisas completamente diferentes.

Para si viver bem deve ser diferente do que é para mim "viver bem".

 

Dúvido que exista uma felicidade para a vida, viver "feliz para sempre" é um objectivo completamente irrealista de realizar (a meu ver).

Somos capazes de pensar e influenciar o nosso comportamento, podemos investir o nosso tempo a desenvolver condições para termos bons momentos, para os podermos partilhar, para cumprirmos objectivos, superarmos desafios, aprendermos novas competências e assim sucessivamente.

 

Vai haver altos e baixos, se formos ao chão... voltamos a arranjar forma de ficar de pé e continuarmos. Se não conseguimos sozinhos, pedimos ajuda.

 

 

De um ponto de vista igualmente simples, duas perguntas durante o dia (o que está em baixo é apenas um exmplo) podem ajudar a manter a nossa mente no funcionamento que nos interessa.

 

Algures durante a manhã

O que preciso hoje para viver bem?

 

Algures durante a noite

O que fiz hoje para viver bem?

 

Pessoalmente acho que isto devia ser transmitido de pais para filhos e estar presente em todo o ensino que prentenda desenvolver seres humanos saudáveis. Não digo ser transmitido como estar aqui escrito, mas ser uma temática a ser pensada.

 

Estas perguntas respeitam as diferenças de pensamento, natureza e personalidade que temos. Podem-nos fazer ter diferentes papéis no grupo social, não garantem sucesso. Garantem que (algumas das) nossas acções passam a ser pensadas de um ponto de vista que nos torna responsáveis pelas acções.

 

Fica este desafio para as férias de verão.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.