Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sonhos Urbanos

Powered by Cognitive Science

Conspiração do Pessimismo

por Jorge, em 22.08.05
Reparei atentamente no fenómeno e nos dias que se seguiram tive a oportunidade de confirmar. Ficar em frente a um televisor e ver um telejornal de uma ponta a outra pode ser um indutor de pessimismo.

As notícias, em geral, são sobre acidentes ou catástrofes naturais. Se aconteceram acho que devem ser relatadas, o problema não é esse. A grande questão é a forma como são aprofundadas, onde muitas vezes se perde a noção de enquadramento da notícia e se passa para uma exploração da desgraça em causa.

Fica uma nota muito positiva, também tive a oportunidade de assistir (menores em quantidade) a reportagens informativas (sem posições sensacionalistas que condicionam opiniões) com enquadramento de referência (ou seja, a explicar um pouco o que levou ao acontecimento e quais as implicações).

Algumas pessoas podem acreditar que o telejornal dá informações que nos permite ver o estado do Mundo, a mim parece-me que mostra aquilo que poderá atrair o telespectador (e se ele gosta de telenovelas e drama porque não dar-lhe mais um pouco).

Como a enorme quantidade de informação que nos chega não é nada filtrada, o ideal seria sustentarmos a informação que nos interessa com pesquisa, nem sempre temos tempo para isso ou disponibilidade. Se ficarmos pelo "fast food" da informação corremos o risco de assumirmos posições não fundamentadas, a nível nacional o risco é de que uma parte da população seja cruelmente manipulada diariamente com o acrescento do que daí pode surgir.

Jorge

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.